segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Escola Viva


   O Projeto Abrindo Espaços “Escola Viva Comunidade Ativa” é uma estratégia de aproximação das escolas com suas comunidades, alcançando maior sintonia entre ambas. Tendo como base a colaboração, o respeito mútuo, também sentidos de responsabilidade, cooperação, cuidados e coletividade devem estar presentes em todas as propostas como conteúdos atitudinais, de maneira que possibilitem a formação de valores essenciais nas relações pessoais e sociais, tentando amenizar a violência enfrentada pelos professores e alunos nas escolas.
Iniciou-se em 2008, atualmente são realizadas as modalidades de capoeira, futsal masculino e feminino, aos sábados com os professores voluntários Sérgio e Rogério. 

   
 

HORTA NA ESCOLA

A construção da horta na escola é de grande importância, porque as hortaliças são utilizadas na merenda .
A horta inserida no ambiente escolar possibilita o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas, unindo teoria e prática de forma contextualizada, tornando a aula mais prazerosa, contribuindo para a formação da consciência do respeito, cuidado e conservação do meio ambiente.
Os alunos do 2º ano, da professora Leila, cuidam periodicamente da horta, contornando os canteiros com garrafas pet, retirando matinhos e ajudando na colheita das hortaliças, acompanhando assim o processo de crescimento,  despertando interesse pela natureza, buscando melhor qualidade de vida.

Alunos do 2º ano “B”
Professora Leila



PEAS

   Programa de Atenção ao Jovem, é um projeto que vem       contribuído efetivamente para a formação dos adolescentes desta escola. Semanalmente acontecem encontros entre os JPPeas ( alunos) e GDPeas (professores).                             
   Os temas propostos são inovadores e motivadores, levando os alunos a refletirem sobre assuntos como drogas, bulliyng, gravidez na adolescência, DST’s, namoro, infância, família, trabalho e outros.
    O objetivo é que ao final de cada etapa, estes jovens tenham discernimento de escolherem o melhor caminho para suas vidas, mesmo que as situações que os envolvam não sejam favoráveis para a melhor escolha.


Projeto do Lúdico na Aprendizagem

   O projeto do lúdico na aprendizagem foi desenvolvido com os alunos do 2º ano ,da professora Marisa, onde as crianças confeccionaram jogos como quebra-cabeça, jogo da memória, jogo da trilha, bingo, jogo da velha e brinquedos de garrafa pet.        
    Essas atividades são necessárias para a criança, pois contribuem  no  desenvolvimento da habilidades de aprender e pensar. É somente sendo criativo que a criança descobre seu próprio “eu”.

Alunos do 2º ano
Professora: Marisa

Projeto Folclore

   Tendo em vista o desenvolvimento integral das crianças dentro de um ambiente alfabetizador com propostas lúdicas e educativas, durante o mês de agosto, foi realizado o Projeto FOLCLORE com os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental.
    O referido Projeto objetivou resgatar a importância cultural do folclore, e construir conceitos com as crianças através da linguagem oral, escrita e artística, estimulando produções individuais e coletivas, como dobraduras de personagens folclóricos, confecção de brinquedos com o uso de sucatas, leitura de textos informativos, trava-línguas, lendas, parlendas, cantigas de roda, advinhações, provérbios, cantigas e brincadeiras diversas.
   A culminância do projeto aconteceu com exposição dos trabalhos na Biblioteca e brincadeiras no pátio.
 
Alunos do 1º ano
Professoras: Márcia Carvalho, Aparecida e Sayonara.